Blog Lestra

Para que serve um consultor de RH?

Postado por:

Esta é uma das perguntas que normalmente as pessoas se/nos fazem quando chegamos nas empresas. Na verdade até mesmo o próprio Diretor quer saber: No que um Consultor pode auxiliar em meus problemas organizacionais?  O fato é que ele sente no seu dia a  dia a necessidade de ajuda nesta área de “Gestão de Pessoas”, sente que precisa realmente que alguém que entenda de gente, em como lidar com elas, que entenda de relacionamento, de desenvolvimento de Lideranças estratégicas e Equipes, que o auxilie nos assuntos onde sua Administração já não consegue alcançar. Muitas vezes sua saúde financeira vai de boa a Ótima, mas sente que falta algo para ser melhorado em sua equipe, sua liderança para que seus resultados sejam maiores, mais ágeis, mais eficazes.

Os conflitos são os mais diversos possíveis, vai desde desmotivação da equipe, problemas de comunicação, insubordinação, conflitos internos, absenteísmo desordenado, turnover em determinados departamentos, lideranças sem estratégias. Enfim, os temas são os mais variados e possíveis, mas não sabe ao certo como agir nestes casos e tudo vai caminhando como pode e consegue.

Mas você poderia dizer, mas minha empresa possui uma equipe multiprofissional, temos psicólogo, assistente social, realizamos treinamentos, etc. Sim, que maravilha saber que muitos já vêem esta necessidade, mas não é aí que vai atuar o Consultor, pelo contrário, ele vai agir nas áreas onde esta equipe não pode atuar, ele faz além do trabalho diário, específico e sistemático. Aqui entra o Consultor de RH, é ele que vai diagnosticar com precisão o que está ocorrendo, mas não está sendo tratado de forma eficaz e  consistente.

Fazer a leitura da Organização através de ferramentas específicas, aplicadas e validadas por várias empresas Nacionais e Internacionais, através de consultoria responsável e idônea vai garantir uma leitura clara do sistema  organizacional e assim realizar uma um plano de desenvolvimento organizacional, onde o foco do problema seja atingido e sanado. Identificar falhas, aplicar ferramentas, desenhar modelos e estratégias de desenvolvimento faz parte do trabalho do Consultor Coach.

Entre em contato e agende uma visita de nossa equipe na sua Empresa. Você vai se surpreender com os resultados.

0

Sobre o Autor

Telma Toniol é consultora em RH há 25 anos, Graduada em Psicologia na USC - Bauru/SP, Especialista em Desenvolvimento Educacional e Ciências Sociais pela Universidade do Porto- Portugal MBA. Curriculum Completo

Add a Comment