Blog Lestra

O que é Rapport e sua importância para o Coaching

Postado por:

O que é Rapport e sua importância para o Coaching

.

Como o Rapport é importante para um processo de Coaching.

Rapport é uma palavra francesa que quer dizer “relação”. Isso significa: criar uma confiança e harmonia com o seu cliente para que esteja mais aberto a trocar informações e aceitar as perguntas que deverá fazer a ele.

Se você já encontrou uma pessoa na rua, ou em outro lugar e em menos de meia-hora ela já sabia mais sobre a sua vida do que   familiares e amigos, ocorreu que com ela conseguiu rapport.

Técnicas do Rapport

  • Sintonização da voz
  • Espelhamento corporal
  • Ajuste de linguagem

Sintonização da Voz

A voz é um importante fator de comunicação na hora de estabelecer rapport com o seu cliente, a maneira como dizemos algo faz uma grande diferença na percepção de quem está ouvindo. Então como usar a voz em sintonia com o seu cliente? Em primeiro lugar devemos prestar a atenção nas características da voz do seu cliente, percebendo as mesmas, seguir o modelo de voz de seu cliente pode facilitar estabelecer o rapport.

Velocidade da voz

As pessoas entendem o mundo na velocidade que elas falam, existem pessoas que falam muito rápido e são difíceis de serem acompanhadas e outras que falam tão lentamente que chega a dar sono. Óbvio que esses são casos extremos, mas servem para salientar o impacto que a voz das pessoas tem sobre os outros.

Determinado o modo de como o cliente fala devemos começar a compassar esta maneira e finalmente liderar. Alterando a forma de como estamos falando e, novamente, prestando a atenção na voz do cliente para perceber se ele te acompanha.

Ajuste de linguagem

Ajuste de linguagem é quando você assimila uma frase do seu cliente, utilizando a mesma mas com suas opiniões. Por exemplo:

Cliente: Quero algo bonito e confortável.

Coach: Sim, com algo bonito e confortável você ficara satisfeito.

Como pode ter percebido o ideal é usar palavras idênticas ao do cliente, seguindo a ordem em que foram faladas e fazendo mudanças e acrescentando coisas no começo e fim.

Estabelecendo um bom rapport com o seu cliente, com certeza o caminho para o sucesso do seu cliente será mais rápido e eficaz.

Fonte: Abracoaching

0

Sobre o Autor

Add a Comment